Post Top Ad

10 linha imaginárias do Mundo


imagem: Google


1. Trópico de Câncer
Um linha paralela de latitude que marca 1/4 da distância entre o equador e o Polo Norte.

2. Trópico de Capricórnio
Outra linha paralela de latitude, que indica 1/4 da distância entre o equador e o Polo Sul. No Brasil, o Trópico de Capricórnio passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

3. Linha Internacional da Data
Outra linha imaginária, que determina a mudança do dia. Fica na região das ilhas Kribati, Tuvalu, Samoa Ocidental e Tonga, no oceano Pacífico. Indo em direção ao Oeste, temos o novo dia. Voltando para o Leste, estamos no dia anterior. Os marinheiros que passam por ali pela primeira vez recebem um "batismo" do resto da tripulação, que pode ser um banho de champanhe ou um castigo, como varrer o navio.

4. Longitude
Linhas que correm na direção norte-sul (verticais), de polo a polo, no mapa. O ponto de 0 grau de longitude fica na cidade inglesa de Greenwich. A longitude é usada, junto à latitude, para fazer um cruzamento que possibilite qualquer localização na Terra.

5. Círculo Antártico
É a marca de 3/4 da distância entre o equador e o Polo Sul.

6. Círculo Ártico
Indica 3/4 da distância entre o equador e o Polo Norte. Acima dessa linha, chega-se à Região Ártica, onde a noite dura 24 horas no auge do inverno. É conhecida também como a terra do "sol da meia-noite", porque, no verão, o sol não se põe.

7. Latitude
Linhas que correm na direção leste-oeste (horizontais) no mapa. O equador marca justamente o ponto 0 e os polos representam 90 graus norte e sul. Um grau de latitude equivale a 111 quilômetros.

8. Linha do Equador
Círculo imaginário que marca o meio da Terra, dividindo-a em 2 hemisférios, norte e sul.

9. Meridiano de Greenwich
É a linha de longitude zero, criada de forma arbitrária em 1884. É ela que determina o Tempo Universal Coordenado (UTC) e, consequentemente, os fusos horários.

10. Meridiano de Paris
Esta linha, que passa pelo Observatório de Paris, era usada como longitude zero até 1884, quando o Meridiano de Greenwich foi criado. Os franceses, teimosos, continuaram adotando os horários e coordenadas de navegação do Meridiano de Paris até 1914.




Fonte: http://guiadoscuriosos.uol.com.br




Post Top Ad