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Exercícios diários para os seus olhos


Os olhos também devem ser exercitados... principalmente, se você passa muitas horas em frente a uma tela. 

A série deve ser executada sem os óculos e sem lentes de contato. Procure um lugar tranquilo e faça os exercícios sem pressa.

Para melhorar a circulação do sangue e o líquido interno dos olhos

Feche os olhos durante cinco segundos. Em seguida, abra os olhos durante cinco segundos. Repita o exercício por oito vezes;

Com ajuda do dedo indicador, feche as pálpebras. Sem fazer pressão, massageie os globos oculares com movimentos circulares. Execute a massagem durante um minuto;

Hidromassagem: após acordar, lave os olhos com água morna e, em seguida com água fria. À noite, antes de dormir, repita o procedimento, mas inicie com água fria;


Para melhorar a adaptabilidade

Na janela, marque um ponto de cinco milímetros de diâmetro — ele deve ficar na altura dos olhos. Fique a 35 centímetros do vidro e escolha um objeto longínquo — pode ser o galho de uma árvore, uma antena, uma sacada, entre outros;
Olhe o ponto durante dois segundos e, em seguida, passe o olhar ao objeto escolhido por dois segundos. Depois, volte o olhar ao ponto na janela;


Para o relaxamento

Feche os olhos por alguns minutos e pense em algo agradável. Friccione as palmas das mãos e tape os olhos, ainda fechados, com elas. Se quiser que o efeito seja mais perceptível, coloque uma mão sobre a outra, em forma de cruz. As palmas das mãos devem cobrir os olhos;





Para fortalecer os músculos oculares

Com os olhos — sem movimentar o pescoço:

Olhe de cima para baixo o mais amplamente possível;
Desenhe um círculo. Primeiro no sentido horário e, depois, ao contrário;
Desenhe linhas diagonais. Primeiro para a esquerda. Depois para a direita;
Desenhe um retângulo;
Desenhe um arco côncavo e outro convexo;
Desenhe um losango;
Desenhe duas gravatas borboletas: a primeira na posição horizontal; a segunda, na vertical;
Desenhe a letra S: a primeiro na vertical; a segundo, na horizontal;
Desenhe arcos verticais. Primeiro, no sentido horário. Em seguida, no anti-horário;
Em seu campo visual, olhe da diagonal superior para a inferior. Repita o exercício a partir da outra extremidade superior;
Olhe para a ponta do próprio nariz;
Rapidamente, abra e feche as pálpebras. O movimento deve imitar asas das borboletas durante o voo.




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