Post Top Ad

10 receitas de sabão caseiro para você mesma fazer


Aprenda algumas receitas fáceis de como produzir seu próprio sabão, que além de economizar, ajuda o meio ambiente

Por muito tempo as pessoas descartavam o óleo de cozinha usado nas redes de esgoto. Quando isso é feito, muitos litros de óleo entram em contato com águas limpas de rios e solos e com o passar do tempo essa prática pode prejudicar os encanamentos, causando o entupimento e o mal funcionamento das estações de tratamento, além da contaminação de milhares de litros de água.

A bióloga Aline Bento explica que a prática de descarte de óleo usado nas redes de esgoto é muito perigosa. “Para limpar o encanamento que entope por conta do óleo, é preciso utilizar produtos químicos muito fortes que podem ter efeito negativo no meio ambiente. Além disso, ao decorrer dos anos, foi notado que a grande quantidade de óleo descartada formava uma fina camada em cima das águas em que entrava em contato, impedindo a entrada de luz solar e colocando em risco a vida de seres aquáticos. Estudos mostram que um litro de óleo vegetal descartado incorretamente pode poluir mais de 20 mil litros de água”.

Por isso, há alguns anos as pessoas começaram a ter a consciência de que o óleo vegetal usado tinha que ser descartado de forma que não poluísse o meio ambiente. Em várias cidades do país, empresas especializadas e até mesmo associações fazem campanhas e são responsáveis pela coleta do óleo vegetal já utilizado. Este óleo pode ser reciclado e se transformar em sabão, por exemplo.

“A reciclagem do óleo vegetal é uma ação muito importante para o meio ambiente. Nos dias atuais, evitar a contaminação de milhares de litros de água se torna uma ação fácil. E quando os produtos utilizados são elementos de descarte, além de economizar, isso ajuda a natureza”, acrescenta a bióloga.

Existem diversas receitas para fazer sabão caseiro, a grande maioria delas usando óleo. Confira a seguir uma lista que pode ser grande aliada na hora de fazer seu próprio sabão.

ATENÇÃO: Em todas as receitas é muito importante lembrar que a soda cáustica é um produto tóxico e corrosivo, precisa ser manuseada com cuidado e utilizando luvas, máscara e óculos de proteção. No processo para diluir a soda em qualquer produto líquido, a mistura solta um gás que pode ser tóxico, por isso, tome muito cuidado.

Mantenha sempre as crianças longe da preparação dos sabões. Todas as receitas usam produtos tóxicos ou quentes.





Então vamos com 10 receitas descomplicadas


1. Sabão líquido com óleo e álcool: o mais rápido

2 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de álcool
1/2 kg de soda em flocos ou escamas

Em um balde misture o álcool e a soda, depois, acrescente o óleo e mexa até fica homogêneo. Aguarde aproximadamente 30 minutos e acrescente dois litros de água fervente e dissolva o conteúdo.
Depois, misture 20 litros de água em temperatura natural. Guarde em recipientes. Este sabão é ótimo para limpeza geral.



2. Sabão em barra com óleo e álcool: o mais famoso

1 kg de soda cáustica em flocos
2 litros de água
4 litros de óleo de cozinha
1 litro de álcool
5 ml de essência

Se preferir, você pode colocar elementos decorativos, como ervas aromáticas, especiarias, flores secas, conchas etc.
Coloque no balde a soda cáustica e adicione lentamente 2 litros de água quente. Misture com muito cuidado utilizando a colher de pau até a soda cáustica dissolver completamente. Junte os 4 litros de óleo e continue mexendo por 20 minutos. Acrescente o álcool e a essência. Se quiser, este é o momento para colocar elementos de decoração.  Misture até obter uma pasta consistente. Despeje o conteúdo em um caixote de madeira forrado com um pano ou em formas, espalhe bem e acomode a pasta dentro do recipiente. Deixe secar por no mínimo 24 horas. Após a secagem, corte o sabão no tamanho desejado e enrole os pedaços em papel filme.



3. Sabão com óleo e amaciante: o mais cheiroso

5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
200 ml de amaciante para roupas
1 kg de soda cáustica em flocos

Coloque a soda cáustica em um balde, em seguida, coloque a água fervendo e mexa até que a soda seja diluída. Acrescente o óleo aos poucos, em seguida coloque o amaciante e misture bem. Coloque em recipiente para secar e depois corte em tabletes.





4. Sabão com álcool, óleo e sebo: o mais trabalhoso

5 litros de água
4 litros de sebo derretido
4 litros de álcool combustível
2 litros de óleo de cozinha
1 kg de soda cáustica em flocos ou escamas
500 ml de desinfetante a base de eucalipto
30 ml de essência aromatizante

Em uma vasilha plástica grande coloque a água e a soda até dissolver bem. Acrescente o álcool mexendo sempre com um pedaço de madeira e devagar. Cuidado para não derramar a mistura sobre a pele. Junte o desinfetante sem parar de mexer. Adicione o óleo aquecido mexendo sempre, após alguns minutos acrescente devagar o sebo derretido. Mexa por aproximadamente 45 minutos ou até formar uma substância parecida com parafina. Coloque a essência e mexa por mais 5 minutos. Despeje em uma forma para esfriar por aproximadamente 12 horas.



5. Sabão com óleo e detergente: o mais econômico

6 litros de óleo usado
1 litro de soda cáustica líquida
1 litro de detergente de coco

Despeje todo o conteúdo em um recipiente plástico. Não mexa. Despeje o conteúdo em outro recipiente e troque de recipiente, passando de um para o outro por quatro vezes. Não passe mais vezes, pois a mistura endurece e fica difícil tirar do recipiente. Despeje em uma caixa de papelão e espere até secar.



6. Sabão com óleo e coco: o sabão de coco caseiro

2 litros de óleo de cozinha
500g de soda cáustica
2 cocos secos frescos
700 ml de água
125 ml de álcool

Bata no liquidificador a água e o coco até virar uma massa de grãos bem finos ou um creme homogêneo. Ferva este creme até reduzir a 3/4 da quantidade inicial, transformando-o em um creme de coco. Esquente o óleo em uma panela, e coloque junto com o creme de coco em um balde. Acrescente a soda cáustica e misture até diluí-la completamente. Misture o álcool e mexa por 40 minutos. Despeje o conteúdo em um recipiente liso forrado com papel manteiga. Aguarde endurecer e corte em tabletes.



7. Sabão em garrafa PET: o mais seguro

1 litro de óleo de cozinha usado
200 ml de água
240 ml de soda cáustica líquida

Utilizando um funil, coloque dentro da garrafa pet o óleo, a água e por último a soda cáustica. Balance um pouco a garrafa para que os produtos se misturem e tampe. Aguarde até que endureça, corte a garrafa em fatias do tamanho desejado e desenforme o sabão.




8. Sabão de abacate: o que pode ser usado na pele

5 kg de polpa de abacate
1/2 kg de sebo derretido ou banha
400 g de soda cáustica
150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)

Quando o abacate estiver maduro, corte-o no meio e separe o caroço e a casca da massa. Coloque toda a massa em uma vasilha limpa e acrescente a soda, o sebo e o breu. Mexa durante uma hora. Coloque numa caixa forrada com plástico ou em formas e deixe no mínimo 24 horas para secar. Corte em barras. Para obter maior consistência, deve-se acrescentar duas ou três colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.
Antes de usar na pele, espere pelo menos um mês, o tempo faz com que o poder corrosivo da soda cáustica neutralize. O abacate possui óleos importantes, benéficos para a pele.



9. Sabão de cinzas: o melhor para lavar roupas brancas

5 kg de sebo
2,5 kg de cinzas
5 litros de água
1/2 kg de soda cáustica

Derreta o sebo em fogo baixo até ficar uniforme. Ferva a água com as cinzas por 4 horas, deixe que elas assentem e use somente a água para juntar ao sebo. Mexa bem. Junte a soda bem devagar e já fora do fogo mexa bem até dissolver. A cinza tem um alto poder branqueador. Para clarear panos de prato e toalhas de banho coloque-as de molho ensaboadas em um balde com uma “trouxinha” de cinzas. Lave normalmente no dia seguinte.



10. Sabão de erva doce e limão: o que não usa nem óleo, nem soda

50g de erva doce
1 litro de água
1 sabão de coco ou caseiro
1 colher de sal
1 casca de limão
Liquidifique o limão e o sal em pouca água, coe em um coador de pano e reserve. Rale o sabão e coloque para ferver junto com a água e a erva doce até que formem uma mistura única. Lembre-se de não usar uma panela de alumínio. Quando o sabão derretido estiver morno, misture o suco da casca de limão e coe tudo. Mexa devagar e guarde em um pote fechado por uma semana antes de usar.



Vale lembrar que é imprescindível tomar todo cuidado possível ao preparar as receitas com água quente e soda cáustica para evitar acidentes domésticos. A soda é um corrosivo e pode causar danos gravíssimos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram