Post Top Ad

10 dicas para quem está começando a correr




O início de uma atividade física pode ser muito prazeroso, mas alguns detalhes são fundamentais para garantir uma boa experiência. E para quem está começando a correr a regra é a mesma. Cuidados básicos ajudam a diminuir o risco de lesões e empurram o iniciante rumo a seus objetivos, sempre de maneira saudável. Veja abaixo uma lista com essas recomendações:


Check-up
Não adianta fugir: antes de começar a correr é necessário procurar um médico, fazer todos os exames e tirar eventuais dúvidas, sempre relatando sintomas e dores pré-existentes.

Treino de fortalecimento
Preparar a musculatura é parte essencial do processo para começar na corrida de rua. Se não gostar de atividades em aparelhos ou academias, aposte em exercícios funcionais que podem ser feitos em casa para melhorar a aptidão aeróbica e desenvolver outras capacidades físicas.

Acessórios como aliados
Utensílios podem tornar a prática mais segura e eficiente. Relógios com GPS e monitores cardíacos, por exemplo, fornecem dados mais precisos e adicionais para a evolução do corredor.

Acerte no tênis
O tênis mais recomendado para cada corredor nem sempre é o mais caro ou o mais bonito no gosto de cada um. É preciso escolher um calçado específico para cada tipo de pisada e no tamanho certo (com alguma folga). Cumpridos tais requisitos, invista. O tênis é o maior aliado do corredor e uma escolha errada pode causar lesões.

Nutricionista
Com o início de qualquer prática esportiva, o corpo começa a sofrer mudanças. É nesse momento que uma alimentação precisa, com dicas de profissionais da área, garantirá a resistência necessária para o impacto dos exercícios no organismo.

Foco no seu planejamento
“O seu planejamento de treino deve respeitar seu nível de aptidão física, seu histórico e ser bem dimensionado para a disponibilidade da sua frequência semanal. A evolução deve acontecer de forma gradual e progressiva”, explica o treinador Diogo Andrade, da assessoria esportiva Triação.

Treinador de corrida
É recomendável conversar com um profissional da área. Treinadores de corrida fazem uma avaliação específica e dão orientações importantes em cada etapa do processo.

Organize seus horários e tenha disciplina
Defina quantos dias da semana serão dedicados à corrida (se tiver um treinador, siga seu plano) e cumpra sua planilha. Mesmo que seu foco não seja performance, a corrida exige uma responsabilidade maior no começo. Aos poucos, ir aos treinos será natural.

Amigos corredores
Entrar no mundo da corrida pode render um ânimo extra. Conversar com outras pessoas ou até mesmo correr acompanhado podem dar uma motivação a mais para encarar os treinos. Assessorias esportivas costumam contribuir bastante nesse sentido.

Tenha em mente seus objetivos
Os resultados podem demorar a aparecer, por isso é importante ter foco e entender como o esporte funciona. “Existe uma grande diferença entre correr e sair correndo. Correr é uma ciência, exige do professor ou treinador conhecimento de fisiologia, biomecânica e treinamento. Esse conjunto dará a possibilidade de o planejamento ser bem dimensionado”, analisa Diogo Andrade.




Fonte: http://o2porminuto.ativo.com
Via Diogo Andrade, treinador da assessoria esportiva Triação




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram