Post Top Ad

Tenha o seu Calendário Sincrético, Cósmico, Telúrico, Turístico, Político, Ecológico e Artístico do Mapa Das Artes 2017


A edição 2017 do Calendário Sincrético, Cósmico, Telúrico, Turístico, Político, Ecológico e Artístico Mapa das Artes já pode ser reservada. O impresso, único a reunir os feriados e dias santos de devoção católica, afro-brasileira, espírita, indígena, islâmica e judaica, propõe expandir o universo da arte e incluir nele questões altamente relevantes para a existência pacífica da civilização humana. O homenageado desta edição é o escultor mulato Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), que ilustra o calendário com os Passos da Paixão de Cristo, patrimônio maior da cidade de Congonhas do Campo (MG). O produto ressalta ainda a atuação de 12 museus paulistanos fundamentais na formação cultural local, regional e nacional do povo brasileiro.


Seguem abaixo as características do produto: 

Sincrético – O calendário de mesa menciona as datas de reverência da devoção cristã, afro-brasileira, indígena, judaica e islâmica. Dessa forma, contempla de maneira ecumênica matrizes da formação cultural e social do povo brasileiro. É possível ainda que este calendário entre para a história como o primeiro, pelo menos no Brasil, a reunir feriados isâmicos e judaicos em um mesmo impresso.

Cósmico e telúrico – Indica as fases da Lua, eclipses, solstícios e outros eventos astronômicos que ativam as influências celestes sobre a Terra, algo muito presente na cultura e no imaginário popular, principalmente indígena.

Turístico – Estimula o turismo ao dedicar a edição à cidade de Congonhas do Campo (MG) e a uma de suas maiores riquezas: algumas das 66 estátuas que compõem as cenas dos Passos da Paixão de Cristo, obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Outros artistas importantes participaram nas obras de construção e decoração das seis capelas, entre 1757 e 1875, como Mestre Ataíde (1762-1830), Francisco de Lima Cerqueira ( -1808) e João Nepomuceno Correia e Castro ( -1795). As cenas foram fotografadas pelo paulistano Lucas Malkut

Político e ecológico – Rememora datas e fatos da consolidação democrática do país e de conquistas importantes, como a criação do Parque Nacional do Xingu, em 14 de abril de 1961, mas também eventos flagrantes da impunidade que permeia a Justiça brasileira.

Artístico – O fio condutor de todo o pensamento crítico desta edição é a homenagem ao nosso escultor mulato Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). O calendário ressalta ainda a atuação de 12 museus paulistanos fundamentais na formação cultural local, regional e nacional do povo brasileiro.


Neste momento em que tudo na vida parece sem perspectivas, se faz necessário apegarmo-nos em valores mais importantes que os econômicos e trabalharmos juntos para a construção de um mundo solidário, responsável, tolerante e sem preconceitos.

Em seu “Sermão da Primeira Dominga do Advento” (1650), padre Antonio Vieira escreveu: “Em suma, que os pecados que ultimamente hão de levar os condenados ao inferno, são os pecados de omissão... Vede que cousas são omissões e não vos espantareis do que digo. Por uma omissão perde-se uma inspiração, por uma inspiração perde-se um auxílio, por um auxílio perde-se uma contrição, por uma contrição perde-se uma alma; dai conta a Deus de uma alma, por uma omissão. Desçamos a exemplos mais públicos. Por uma omissão perde-se uma maré, por uma maré perde-se uma viagem, por uma viagem perde-se uma armada, por uma armada perde-se um Estado: dai conta a Deus de uma Índia, dai conta a Deus de um Brasil, por uma omissão”.


Se você se identificou com a proposta do Calendário Sincrético, Cósmico, Telúrico, Turístico, Político, Ecológico e Artístico Mapa das Artes 2017 e deseja garantir o seu, faça um depósito de R$ 25,00 (ou R$ 100,00 para cinco exemplares) em uma das contas abaixo e envie o comprovante junto com seu endereço completo (com CEP) para o e-mail mapadasartes@uol.com.br. Você receberá o calendário de mesa pelo correio em sua casa sem mais despesas.

Celso Fioravante 
Banco Bradesco
Agência 0296
Conta 0234248-0
CPF 036.468.348-11

Rex Textos 
Banco CEF
Agência 1230
Conta 222-2
Código de operação (03 – depósito em conta jurídica)
CNPJ 04.405.781/0001-55



Via:http://www.mapadasartes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad