Post Top Ad

Couro de Abacaxi: tecido vegano e sustentável


A alternativa ao couro é flexível e pode ser beneficiada com estampas e tingimentos


Foto: divulgação

Para acabar aos poucos com a criação de gado para matança é preciso que os profissionais do ramo têxtil apostem em novas ideias de tecidos sustentáveis. Pensando nisso, a espanhola Carmen Hijosa desenvolveu uma alternativa super inteligente para substituir o couro.

A designer fundadora da empresa Ananas Anam, colocou no mercado um tecnológico 'tecido' feito da fibra do abacaxi. Dá para acreditar? O produto tem aspecto do couro e foi criado a partir da ideia de Carmem enquanto a mesma ainda trabalhava na indústria do couro.

Segundo Carmen, o “couro” de abacaxi, supriria uma lacuna entre o couro derivado da pele do animal e dos sintéticos derivados do petróleo. A pesquisadora vê seu produto como uma alternativa ecológica para a insustentável criação de gado para matança. Adoramos a ideia!

As fibras das cascas de abacaxi passam por um processo industrial que as transforma em um tecido não tecido. Não são necessários fertilizantes extras, água a mais ou outro produto para esse tecido ser desenvolvido, ou seja, uma matéria prima que seria descartada vira renda extra para as comunidades.

O único problema ambiental encontrado é uma biomassa resultante do processo de descasque, porém essa questão já foi contornada, partir da transformação desse material em fertilizante orgânico ou biogás. Muito legal, não é?

O resultado é um tecido semelhante ao couro, que pode ser tingido, impresso e tratado para se ter diferentes tipos de textura, podendo ser utilizado na criação de sapatos, bolsas, estofados, entre outras peças. Para produzir um metro quadrado de tecido são necessários cerca de 480 folhas, o que é equivalente ao subproduto de 16 abacaxis. O tecido de abacaxi foi lançado em dezembro de 2014 passado em Londres.



Veja alguns dos produtos apresentados: 


Foto: divulgação


Foto: divulgação


Foto: divulgação





Por Thamirys Teixeira





Post Top Ad