Post Top Ad

Receita de Risoto Fino alla Nameko

Convidamos o Chef em ascensão Gustavo Ribeiro da cidade de Americana/SP, para criar uma receita autêntica de Risoto com Cogumelos. Ele nos surpreendeu com sua delicadeza e mostrou que com poucos ingredientes é possível fazer comida de qualidade e de muita beleza.
 Quando os alimentos são de fácil preparo, o cozinheiro só precisa ter atenção e seguir as dicas para não se perder, pois esse é o pré requisito pra arrebentar na hora da criatividade.

"Ufa... Deu tudo certo"... Essa é a frase que todos dizem quando ficam satisfeitos com aquilo que fazem, e nessa receita, o Chef Gustavo Ribeiro desafiou sua criatividade e criou um belo prato com o Arroz Prato Fino e os Cogumelos Nayumi.

O Arroz Prato Fino já é bem tradicional nas casas brasileiras e hoje nos mostra porque é um diferencial em nossos pratos. Em harmonia com os cogumelos da Nayumi, esse entrelaçar gerou mais que macies e cremosidade na boca.
Para esta receita foi utilizado o arroz tipo "Especial para Cozinha Italiana", que é o ideal para esse tipo de prato. Ele tem seus macetes e toques especiais na hora de preparo, mas observando o verso da embalagem, você encontra dicas bem legais para se fazer esse arroz classe A.

O Chef Gustavo Ribeiro tem um apreço muito grande pela culinária brasileira, por isso fez esse Risoto com toques tupiniquins e assina mais uma receita de nosso caderno :)
Receita
2 Xícaras de Arroz para Risoto Prato Fino
200 g de Cogumelos Nameko da Nayumi
1 Xícara de Ervilhas congeladas
1 Tomate
1 Cebola
1 Taça de Vinho Branco
300 g Mussarela ou Parmesão
12 Sementes de Urucum
4 Colheres de Manteiga
1 Pitada de Orégano
*Sal, Azeite e Pimenta sempre a gosto

Preparando o Risoto

  • Em uma panela, pré aqueça a água para fazer o caldo que alimentará o arroz quando estiver bem quente. Nesta panela, colocar um tomate bem picado e sem pele. Adicionar as sementes de Ururum e também uma colher de manteiga. Tempere com um pouco de Sal e deixe ferver.

  • Quando a panela do caldo estiver bem quente, preparar outra panela com duas colheres de manteiga para dourar a cebola que estará bem picada . Adicionar o Arroz Especial Italiano Prato Fino e mexer bem. Temperar com sal a gosto e embeber o arroz levemente com a taça de Vinho Branco.

  • Quando o Vinho Branco estiver evaporado, adicione o caldo que já preparou e a medida que for secando, completar até o arroz ficar no ponto de cremosidade e não seco. Experimente sempre que possível, pois o arroz não deve ficar nem duro e nem mole... Deve ser "al dente". Quando o Arroz estiver nesse ponto, acrescente mais uma colher de manteiga e o queijo de sua preferência, mexa bem e desligue o fogo.

  • Em uma frigideira grande, pré aqueça o azeite com as ervilhas, deixe-as dourar e em seguida com uma espumadeira, retire as ervilhas deixando um leve caldo ainda na frigideira. Nesse momento é que os cogumelos Nameko da Nayumi entram em ação, pois é nesse leve caldo que os cogumelos serão salteados com mais um fio generoso de azeite.

  • Pronto... Seu prato já pode ser montado e finalizado com pitadas de orégano... Sirva-se !!!
Esse é um prato que, por si só, já é uma bela refeição, mas você também pode fazer diversos acompanhamentos para harmonizar. Dentre nossas sugestões estão as carnes brancas e vermelhas assadas ao forno ou grelhadas. Um bom vinho tipo cabernet sauvignon não pode faltar para fechar com chave de outro.

Uma delícia né... Então reproduza essa receita e até mesmo invente a sua, verá que sua criatividade irá lhe surpreender. 

Participação excepcional nesta Receita do "Risoto Fino alla Nameko"
(Redirecionamento para page do Facebook ao clicar nas imagens) 

Redação: Davi Oliveira
Receita: Chef Gustavo Ribeiro
Crédito Fotos: Nós e outros Olhos
Sousplat e Guardanapo: Ateliê Heloisa Alves / Talheres: Tramontina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad