Post Top Ad

Favela Orgânica: A paraibana que descobriu a fórmula para diminuir o desperdício de alimentos

Mais amor, menos desperdício e mais informação. Essa é a motivação do projeto Favela Orgânica da Regina Tchelly. Um projeto de educação alimentar que nasceu nas favelas cariocas e reaproveita frutas e verduras descartadas. 
Em 2001, Regina Tchelly saiu de Serraria, na Paraíba, para ganhar a vida no Rio de Janeiro. Ao chegar, foi morar no Morro da Babilônia, na Zona Sul da cidade, com suas duas filhas.
  
Mesmo trabalhando como empregada doméstica, a vontade de se tornar uma cozinheira diferente sempre a acompanhou. Nas feiras livres da região, Regina sempre observava a grande quantidade de alimentos sendo desperdiçados e via ali uma oportunidade. Começou pegando alimentos que seriam descartados e os levava para casa, onde improvisava receitas usando talos, cascas e sementes. 
Assim nasceu o Favela Orgânica. Um projeto criado em 2011, com apenas R$ 140,00 na comunidade da Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Atualmente a ex-doméstica ministra aulas e workshops sobre como aproveitar todas as partes de legumes, frutas e verduras transformando tudo isso em receitas deliciosas e, principalmente, a baixo custo. Dá valor à cascas, talos e sementes – que geralmente são descartados – como ingredientes e fontes de nutrientes.
O projeto já levou suas oficinas e palestras para outros estados do Brasil, como Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul e para o Distrito Federal, além do exterior, na França, Itália e Uruguai. 
“Comer um prato saboroso com ingredientes que geralmente jogamos fora pode parecer absurdo, mas não só é possível, como também é gostoso e nutritivo.” 
Os ensinamentos dela vão além do reaproveitamento total de talos e cascas. Tendo como exemplo sua história, ela dá uma verdadeira lição de autoestima, valorização pessoal e força de vontade. Desperta em cada pessoa a responsabilidade pela construção de um mundo melhor, mais justo e saudável. Gera mais comida, acaba com o desperdício, cuida da natureza e valoriza o poder de cada um de nós para fazer a mudança.
Brigadeiro de Casca de Banana
Seu compromisso com a sustentabilidade também conquistou universidades, empresas de alimentação e alguns clientes famosos, como Harrison Ford e o Príncipe William. Mas o que é mais importante, tornou-se popular entre os moradores locais. Quem sabe novas Reginas não possam surgir a partir daí?

Saiba mais sobre o Projeto Favela Orgânica
(Redirecionamento para page do Facebook ao clicar nas imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad