Post Top Ad

Pão na Chapa Saída Requeijão... O Clássico das padarias paulistanas em sua casa

Quem nunca foi a São Paulo e não experimentou o clássico "Pão na Chapa Saída Requeijão" em alguma padaria, pelo menos uma vez na vida deveria. Esse para muitos é o café da manhã do dia a dia, pois sentar no balcão da padaria e pedir esse clássico com um cafezinho é um ritual tradicional que não é trocado por nada.

Como ficar sem essa delícia ?
Como somos apaixonados por essa combinação matinal, recriamos essa tradição no conforto do lar para você, que mora longe de São Paulo, possa fazer, saborear e recriar esse prato das mais diversas formas que imaginar. 

"Com manteiga, com requeijão, geleia, mel, chocolate.... 
As possibilidades são infinitas para o tão querido pão de cada dia!"

De maneira simples, bonita e rápida, arrume a sua mesa para começar bem o seu dia. Esse detalhe de parar e fazer as coisas para si independente de ter convidados ou não é muito importante para o bem estar, pois mesmo estando sozinho, ter esse cuidado consigo mesmo o deixará sempre alegre... Isso é fato.
 Você sabia que pessoas que arrumam sua cama, organizam seu local de trabalho antes de iniciar sua jornada e é claro, que preparam seu próprio café, além de ter mais vitalidade e energia para qualquer atividade, serão mais cuidadosas quando se relacionarem com outras pessoas.

Então fiquem atentos a essas dicas que daremos e surpreenda você mesmo no próximo café da manhã : )
Dizem que a cor preta antecede todas as cores, por isso que antes de falarmos do branco da louça, do amarelo do pão, do marrom do chocolate e do violeta da geleia, inciaremos essa receita com o acompanhamento deste e de muitos cafés da manhã que existem por ai... O Café!!!

O café combina tanto com o salgado quanto com o doce, ele é um ótimo acompanhamento para diversas outras refeições. Para esta em especial, utilizamos o Café Leão de torra média, pois queríamos um café leve que harmonizasse na mesma proporção dos demais itens a mesa e principalmente... Um café sem acidez e muito gostoso!
Já falamos em outra edição sobre como fazer um bom café (LINK), esse detalhe faz muita diferença no sabor final, e falando em sabor final, já experimentaram café com uma semente de cardamomo? Meu Deus... é divino... Ele é um frutinho que precede a família do gengibre, de origem indiana, parece um caroço de azeitona mas proporciona um gosto muito exótico e delicioso quando colocado na xícara de café. 

Nós inovamos esse conceito e ao invés do cardamomo utilizamos uma castanha de cacau torrada e muuiiito fresquinha, diretamente de Porto Seguro/BA, esse realmente foi o toque sagrado, fruto da nossa brasilidade. O gosto que o café apresentou fez essa prática ser repetida diversas vezes... Experimente!
Certa vez fomos visitar uma conhecida em sua casa em Minas Gerais e ela gentilmente nos ofereceu uma xícara de café, disse para nos servirmos e que sentássemos a mesa para conversar. Um de nós pegou um simples e singelo copo americano em seu escorredor e ela no mais que de repente disse... "Não, não , não... Não se toma café em copo comum, café só se pode tomar em xícara. Não importa que modelo ou estilo seja, tem que ser xícara."

Ficamos meio que sem entender e perguntamos qual era o motivo de tanto alarde, ela nos respondeu... "Não é por ser fino ou por ser elegante, mas se você valoriza o seu dinheiro só tome café em xícara... Essa é a regra e não me pergunte porque!"
De lá pra cá tentamos sempre tomar café em xícaras.. rs... Por isso se você tem alguma louça, cerâmica ou algum outro tipo de material, mas o deixa guardado, comece a rever esse modo de pensar, pois são nesses momento que suas melhores peças devem ser usadas, isso mesmo... Elas devem ser usadas por você uai !!!

Olhem esses peças (xícara, pires, prato e bule) que foram feitas e pintadas a mão no Ateliê Ana Franco, todo o processo leva tempo, dedicação e elas tem um único objetivo... Serem usadas !!!
Ana Franco é muito caprichosa e talentosa, seus trabalhos além de serem artesanais nos remetem muita classe e sofisticação.

Agora imagina se elas são suas... Deixaria tudo guardado? Nós não... Por isso tire o pó das que tem e dê nova vida ao seu café da manhã.

Chegamos no tão esperado "Pão na Chapa Saída Requeijão", ele é muito fácil de se fazer, mas em nossa opinião, tem que ter certos cuidados para ele sair bem legal. 
A primeira coisa é que o pão deve ser francês (estamos recriando mas tem que ser o clássico), o pão deve ser macio por dentro e crocante por fora. Pães cascudos (muito duros) e com má formação do miolo já não ficam iguais também.

O pão deve ser cortado ao meio com um corte bem reto, assim quando passar a manteiga, ficará uniforme. É desta maneira que o tostadinho se espalhará como um todo no pão quando ele for para a frigideira.

Quando o pão dourar retire e passe uma camada generosa de requeijão, levemente o requeijão começara a derreter e essa fusão quente ao ser mordida, fará você querer esse café da manhã todos os dias.
Aqui vamos dar a dica preciosa... "Jamais PRENSE o PÃO" !!!!!

Isso é verdade, quando você prensa, vai deformar todo o pão e ele nunca sairá macio, molhado e crocante ao mesmo tempo. E quando for em alguma padaria, sempre peça ao chapeiro, pois se não falar nada possivelmente irão prensar..rs
Café da manhã também tem sobremesa sim, vemos mais como acompanhamentos e finalizações. Separamos duas especiais para complementar essa harmonização a mesa. Para quem gosta de doce as fotos a seguir serão de dar água na boca.

A primeira sugestão é essa barra de chocolate da Doces Típicos Valentina, produtor da castanha do cacau utilizada no café, esse sem sombra de dúvidas é o verdadeiro chocolate. Na maioria dos cafés que frequentamos é comum servir junto a xícara de café um pedaço de chocolate para acompanhar a bebida, e este nos surpreendeu desde a primeira mordida.

Ele é praticamente puro e com pouca adição de leite e açúcar, na medida certa para deixa-lo mais rígido como a textura da rapadura. Ahhhh, um detalhe bem legal é que este tipo de chocolate não derrete no calor. Quando estiverem em Porto Seguro não deixe de visitar a barraquinha deles e conheça de perto o universo do cacau... Super recomendamos :)

Recentemente entrevistamos o baixista da banda Raimundos (Canisso) e o presenteamos com uma barra dessas... confira a entrevista completa (LINK).
Para acompanhar sua segunda xícara de café deste belo desjejum, nada melhor que geleia de amora com biscoito de gergelim.  Uma combinação perfeita e que finalizou com chave de outro esse belo dia que se inicia. 
Uma geleia tem que ser cremosa, densa mas não pesada, se for de fruta deve conter os pedaços dela e acima de tudo: saborosa do começo ao fim. Esta geleia da Edelweiss tem a textura perfeita de uma geleia, não é gelatinosa e nem muito açucarada. Feita artesanalmente tem uma cor violeta escura e além de hipnotizar o olhar de quem a vê, promete varias sessões de puro prazer.
Uma dica bem legal para essa geleia além dessa combinação é, misturar umas 3 colheres dela na massa do bolo ou na de panqueca, a massa base cria uma cor e um sabor bem interessante para ser combinado com outros sabores de recheios e coberturas. 

Fizemos uma harmonização bem especial com outra variedade de geleia do mesmo fabricante com vinhos e queijos que ficou espetacular, de uma olhada neste (LINK) e veja como foi.
Agora você já sabe como impressionar a si mesmo com um clássico em sua casa. Não tenha vergonha nem preguiça, sempre que desejar faça seu café da manhã e aprecie esses momentos. Se conseguir ver o nascer do Sol de onde mora, aprecie-o nos 15 primeiros minutos, pois é nesse momento que o Sol deixa ser enxergado diretamente e além de ter toda a vitalidade desse café da manhã, o Sol lhe trará o brilho necessário para ter exito em tudo aquilo que fizer.

Amamos Pão na Chapa Saída Requeijão... e Você ?
Comente :)

Até a próxima receita!

Participação excepcional nesta harmonização de "Pão na Chapa Saída Requeijão"
(Redirecionamento para page do Facebook ao clicar nas imagens)
*Todos enviam produtos para todo Brasil... Consulte frete 
     
     

Redação Davi Oliveira
Harmonização: Revista Nós e outros Olhos
Crédito Fotos: Nós e outros Olhos
Jogo AmericanoCozinha & Coisinhas / Biscoitos: Piraquê / Vasos Crochê: Cheiro de Verde

Um comentário:

  1. Fabuloso, estou muito entusiasmado e feliz de ter achado seu blog, não conhecia muito sobre o assunto, mas suas ideias abriram minha mente, já indiquei seu blog para todos meus amigos obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad